30 Exemplos de
Hardware e software

O hardware é a parte física que integra o corpo do computador. Por exemplo: monitor, teclado, impressora.

O software é o conteúdo intangível do sistema: o conjunto de programas ou aplicativos que executam as tarefas e servem de interface com o usuário. Por exemplo: Google Chrome, Microsoft Word, Skype.

As principais diferenças entre o hardware e o software são:

HardwareSoftware
É o conjunto de componentes físicos de um computador.É o conjunto de programas e aplicativos que se executam no hardware.
É tangível (pode-se tocar e ver fisicamente).É intangível (não tem presença física).
Executa operações físicas e muitas vezes requer substituição, uma vez que está sujeito a desgaste físico.Fornece instruções ao hardware, que podem ser atualizadas ou desinstaladas por se tornarem obsoletas.
Precisa do software para realizar tarefas complexas.Precisa do hardware para ser executado.
Por exemplo: CPU, disco duro ou rígido, monitor, teclado, impressora.Por exemplo: Microsoft Windows, Adobe Photoshop, Microsoft Office, Safari, Paint.

No seu conjunto, hardware e software integram a totalidade de um sistema informático.

Tipos de hardware

Dependendo da sua função no processo geral do sistema, o hardware pode ser classificado em:

  • Hardware de processamento. É o coração do sistema, que digita, calcula e resolve as operações necessárias para o seu funcionamento. Por exemplo: CPU, placa-mãe (motherboard), memória RAM.
  • Hardware de armazenamento. Serve para conter informações e dados do sistema. Pode ser primário (interno) ou secundário (extraível). Por exemplo: disco rígido, memória USB, cartão SD.
  • Hardware periférico. É o conjunto de aditamentos e acessórios que podem ser incorporados ao sistema para lhe proporcionar novas funções. É subclassificado em:
    • Hardware de entrada. Permite introduzir dados ao sistema pelo usuário ou pelo operador, ou proveniente de redes e sistemas de telecomunicações. Por exemplo: mouse, microfone, teclado.
    • Hardware de saída. Permite extrair informações do sistema ou enviá-las para redes de telecomunicações. Por exemplo: monitor, alto-falante, impressora.
    • Hardware misto. Cumpre as funções de entrada e saída ao mesmo tempo. Por exemplo: tela tátil, unidade flash USB, disco rígido externo.

Tipos de software

O software pode ser classificado de acordo com a sua função principal:

  • Software de sistema. É responsável por regular o funcionamento do sistema operacional e garantir a sua manutenção. Normalmente é incorporado ao sistema antes de o usuário acessá-lo. Por exemplo: Windows 10, Linux, Ubuntu.
  • Software de aplicação. Trata-se de todos os programas adicionais que podem ser incorporados no computador, uma vez instalado o sistema operacional e que permitem realizar uma infinidade de tarefas possíveis, desde processadores de texto até navegadores de internet ou ferramentas de desenho ou videogames. Por exemplo: Google Chrome, Paint, Skype.

Exemplos de hardware

monitor - periferico de salida
A tela de um notebook é um hardware de saída.
  1. CPU (unidade central de processamento). É o componente principal de um sistema informático. É um microprocessador que interpreta e executa instruções de programas, realizando operações aritméticas, lógicas e de controle básicas, definidas por essas instruções.
  2. Monitor e tela. Exibem a informação e os processos para o usuário. São geralmente considerados hardware de saída, mas também existem telas táteis que permitem a entrada de dados (hardware misto).
  3. Teclado e mouse. São os mecanismos de entrada ou incorporação de dados por parte do usuário, o teclado através de teclas e o mouse através de movimentos com a mão e cliques.
  4. Câmera de vídeo (webcam). É um mecanismo de entrada de imagem e áudio, que se popularizou com as videoconferências.
  5. Processador. É o núcleo da CPU, um chip capaz de realizar muitos cálculos por segundo e que fornece o poder central de processamento de informação ao sistema computacional.
  6. Placa de rede. É o conjunto de circuitos eletrônicos integrados à placa base da CPU, que proporcionam ao computador a possibilidade de interagir com distintas redes de dados à distância.
  7. Memória RAM. É um componente essencial dos sistemas informáticos que proporciona espaço de armazenamento temporário para os dados que o processador necessita aceder rapidamente.
  8. Impressora. É um periférico de saída muito comum que transfere para o papel a informação digital manejada pelo sistema.
  9. Scanner. É um periférico de entrada, que digitaliza um conteúdo e permite reproduzi-lo digitalmente para o seu envio, armazenamento ou edição.
  10. Modem. É um componente de comunicações, frequentemente integrado ao computador, encarregado de manejar os protocolos de transmissão de dados para a conexão a redes informáticas.
  11. Disco rígido. É o hardware de armazenamento por excelência. Contém a informação básica de qualquer sistema informático e permite também arquivar os dados introduzidos pelo usuário. Não é removível e está localizado dentro da CPU.
  12. Leitor de CD/DVD. É um mecanismo de leitura (e muitas vezes de escrita, ou seja, misto) de discos extraíveis em formato CD ou DVD (ou ambos). É utilizado para extrair e guardar informação desses suportes, para a sua transferência física ou para ser inserido no sistema a partir de matrizes originais.
  13. Pendrive. É um periférico portátil, fácil de transladar. Permite introduzir e extrair rapidamente dados do sistema em seu corpo de memória. É conectado através de entradas USB e geralmente é rápido, fácil e discreto.
  14. Bateria elétrica. Trata-se da fonte de energia, que é um aditamento indispensável para o sistema, sobretudo nos computadores ou aparelhos digitais portáteis, mas também nos de mesa ou fixos, já que permite manter certos setores do sistema funcionando sempre, como os encarregados de perpetuar a hora e a data, ou informação semelhante.
  15. Placa de vídeo. Semelhante à placa de rede, mas orientada para o processamento da informação visual. Permite maiores e melhores implementações de informação na tela, e muitas vezes são necessários modelos inovadores para a execução de software de desenho ou até mesmo videogames cinematográficos.
  16. Roteador. É um dispositivo de rede que se encarrega de dirigir o tráfego de dados entre diferentes redes de computadores.

Exemplos de software

microsoft windows 10
Microsoft Windows 10 é um software de sistema.
  1. Microsoft Windows. É o sistema operacional mais popular do mundo, que permite o manejo e a interação dos diferentes segmentos do computador a partir de um ambiente de usuário amigável, baseado em janelas que se sobrepõem à informação.
  2. Mozilla Firefox. É um navegador de internet. Permite a interação do usuário com a World Wide Web, bem como realizar pesquisas de dados e outros tipos de interações virtuais.
  3. Microsoft Word. É o processador de texto mais popular do mundo, faz parte do pacote do Microsoft Office, que inclui ferramentas para negócios, gestão de bases de dados, elaboração de apresentações, entre outros.
  4. Google Chrome. É o navegador do Google, que impôs um paradigma de leveza e velocidade no campo dos navegadores de internet e se tornou rapidamente popular.
  5. Adobe Photoshop. É um aplicativo para edição de imagens, elaboração de conteúdo visual de desenho e diversos trabalhos de retoque fotográfico, composição estética e demais, da empresa Adobe Inc. É um software popular no mundo do desenho gráfico.
  6. Microsoft Excel. É uma ferramenta do pacote Microsoft Office, usado para criar e gerenciar bancos de dados e tabelas de informação. É muito útil para o trabalho administrativo e na área da contabilidade.
  7. Zoom. É uma plataforma de videoconferência e comunicação online que permite aos usuários realizar reuniões virtuais, webinars e chamadas de voz e vídeo. É amplamente utilizado em ambientes empresariais, educacionais e pessoais, devido à sua facilidade de uso e variedade de funcionalidades.
  8. Steam. É uma plataforma que se concentra principalmente na venda e gestão de videogames. Oferece uma ampla variedade de jogos, desde títulos independentes até grandes produções de estúdios conhecidos.
  9. AVG Antivirus. É um aplicativo de defesa: protege o sistema de possíveis intrusões de terceiros ou de softwares nocivos desde as redes ou outros suportes de armazenamento infetados.
  10. Google Sheets. É um aplicativo de planilha online que permite aos usuários criar, editar e compartilhar planilhas.
  11. VLC Player. É um software de reprodução de vídeo em diversos formatos de compressão, permitindo a implementação multimídia de áudio e imagem necessários para assistir filmes ou séries digitalmente
  12. Comix. É um visualizador de historinhas em quadrinhos digital popular, que permite abrir arquivos de imagem de diversos formatos para ter uma experiência de leitura similar à da historinha em quadrinhos fisicamente: pode-se determinar o tamanho, o zoom da imagem, entre outras funcionalidades.
  13. Microsoft OneNote. Serve para anotar coisas pessoais. Com esta ferramenta, tem-se acesso rápido a listas, anotações ou lembretes, ou seja, pode funcionar como uma agenda pessoal.
  14. MediaMonkey. É um aplicativo que permite reproduzir, ordenar e administrar arquivos de música e de vídeo, através de uma série de bibliotecas que atendem a autor, disco e outras informações relevantes, bem como sincronizar com dispositivos móveis como leitores de música e celulares.
  15. macOS. É o sistema operacional desenvolvido pela Apple Inc. para seus computadores Mac. É projetado para proporcionar uma experiência de usuário intuitiva, com uma interface de usuário limpa e funções integradas que facilitam a produtividade e a criatividade.

Referências

  • Amaya, J. A. (2010). Sistemas de información gerenciales: Hardware, software, redes, Internet, diseño. Ecoe ediciones.
  • Britannica, T. Editors of Encyclopaedia (2021, June 29). hardware. Encyclopedia Britannica. https://www.britannica.com/
  • Britannica, T. Editors of Encyclopaedia (2024, April 19). software. Encyclopedia Britannica. https://www.britannica.com/
  • Ginzburg, M. C. (2006). La PC por dentro. Prensa y Acabado.

¿Te interesan nuestros contenidos?

Sigue nuestra cuenta de Instagram, donde publicamos contenidos exclusivos.

Como citar?

Citar a fonte original da qual extraímos as informações serve para dar crédito aos respectivos autores e evitar cometer plágio. Além disso, permite que os leitores acessem as fontes originais que foram utilizadas em um texto para verificar ou ampliar as informações, caso necessitem.

Para citar de forma adequada, recomendamos o uso das normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que é uma entidade privada, sem fins lucrativos, usada pelas principais instituições acadêmicas e de pesquisa no Brasil para padronizar as produções técnicas.

As citações ou referências aos nossos artigos podem ser usadas de forma livre para pesquisas. Para citarnos, sugerimos utilizar as normas da ABNT NBR 14724:

Equipo editorial, Etecé. Hardware e software. Enciclopédia de Exemplos, 2024. Disponível em: https://www.ejemplos.co/br/hardware-e-software/. Acesso em: 17 de outubro de 2024.

Sobre o autor

Traduzido por: Cristina Zambra

Licenciada em Letras: Português e Literaturas da Língua Portuguesa (UNIJUÍ).

Data de publicação: 22 de julho de 2024
Última edição: 17 de outubro de 2024

Esta informação foi útil para você?

Não

    Genial! Obrigado por nos visitar :)