O design thinking é um procedimento de trabalho em que as soluções de problemas e o desenvolvimento de novos produtos ou serviços são realizados de forma grupal.
Por exemplo: as vendas de uma empresa de alimentos têm diminuído. Por isso, os membros da equipe de design thinking analisam qual tipo de comida é o mais comprado e chegam à conclusão de que os clientes preferem produtos feitos com ingredientes orgânicos. No mês seguinte, a empresa desenvolve uma linha de alimentos saudáveis com ingredientes orgânicos e as vendas melhoram.
Este procedimento apresenta grandes vantagens, pois, sendo um processo em que prioriza a colaboração entre indivíduos, permite criar soluções, produtos ou serviços inovadores e originais, que provavelmente não teriam surgido das ideias de uma só pessoa.
Além disso, estas inovações são geralmente muito eficazes porque, para realizá-las, leva-se em conta: as necessidades e as preocupações dos consumidores, as possibilidades na elaboração e a rentabilidade.
Esta metodologia de trabalho surgiu na década de setenta em empresas de informática e se utilizava para projetar objetos físicos. Depois, começou a ser aplicada no desenvolvimento de serviços e mais tarde em outros campos produtivos.
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Características do design thinking
O design thinking possui certas características que o diferenciam de outras metodologias de trabalho e que permitem produzir melhores soluções.
- Empatia com o usuário. Esta metodologia supõe que, antes de começar a criar soluções, é necessário gerar empatia com os potenciais usuários, por isso, devem conhecer suas desvantagens, necessidades e requisitos. Todo o processo está focado na pergunta: o que é melhor para o cliente?
- Trabalho de grupo. Esta metodologia supõe o trabalho em grupo, já que a troca colaborativa permite que todos os integrantes possam opinar, contribuir com seus saberes, nutrir-se dos conhecimentos de outros e assim desenvolver ideias inovadoras de maneira grupal.
- Atitude curiosa e criativa. Esta metodologia é definida pelas características dos membros da equipe de trabalho, que devem ser curiosos para investigar e desenvolver novas ideias. Além disso, precisam deixar de lado seus preconceitos e estar abertos a novas opções para trabalhar de forma criativa.
- Ambiente lúdico e visual. Esta metodologia deve ser desenvolvida em um ambiente calmo e respeitoso, mas também é extremamente importante que haja padrões e elementos que tornem a tarefa mais lúdica. Por exemplo, os materiais visuais, como as fibras coloridas, as fotografias e as infografias são escolhidas porque estimulam a criatividade e a comunicação através de imagens.
- Espaço agradável. Esta metodologia deve ser desenvolvida em espaços amplos, luminosos, ordenados e confortáveis, para que os integrantes da equipe se sintam à vontade e possam se concentrar melhor na sua tarefa.
Etapas do design thinking
As cinco etapas do design thinking podem não ser seguidas de forma sequencial, pois é possível realizá-las de maneira aleatória e até mesmo repetitivas.
- Empatizar. Nesta etapa, procura-se conhecer quais são as necessidades e os problemas dos clientes. Para isto, a informação é coletada, por exemplo, através de pesquisas ou avaliações realizadas pelos usuários.
- Definir. Nesta etapa, a informação coletada na etapa anterior é analisada e apenas a parte que é relevante é selecionada para determinar quais problemas e necessidades serão o ponto de partida do trabalho.
- Idear. Nesta etapa, os participantes da equipe de trabalho apresentam diferentes ideias que podem funcionar como soluções para problemas e necessidades dos usuários. Para isso, muitas vezes são aplicadas diferentes técnicas, como a chuva de ideias, que permitem gerar um pensamento divergente, criativo e original.
- Elaborar protótipos. Nesta etapa, realizam-se protótipos com base nas ideias que surgiram na etapa anterior e avaliam se vão funcionar bem e se é necessário melhorá-los. O objetivo é determinar se o produto realmente atende às necessidades dos usuários.
- Testar. Nesta etapa, os usuários testam os protótipos e a sua opinião é fundamental para determinar se a solução está correta ou se precisa ser modificada. Uma vez definida a solução, é realizada a versão final do produto.
Exemplos de design thinking
- Uma empresa que desenvolve aplicativos para celular procura aprimorar um aplicativo de acordo com as necessidades dos clientes. Para isso, os membros do grupo de design thinking analisam as pesquisas de qualidade, resolvem os problemas que mais reclamações apresentaram e lançam uma nova versão do aplicativo.
- Um banco precisa melhorar seu serviço de “banco on-line”. Para isso, os membros do grupo de design thinking analisam os comentários dos usuários e percebem que devem incluir mais opções para operar remotamente. Realizam as modificações necessárias e os clientes as avaliam de forma positiva.
- Um supermercado não está gerando muitas vendas. Para conseguir que haja mais clientes, o grupo de design thinking analisa quais são os produtos que mais compram, propõe várias soluções possíveis e decide implementar uma ideia inovadora: três vezes por semana haverá uma promoção de leve 2 e pague 1 sobre esses produtos. Esta solução é testada no supermercado e, no primeiro mês, as vendas crescem exponencialmente.
- Uma empresa que desenvolve sistemas operacionais está perdendo cada vez mais clientes. Os membros do design thinking analisam os problemas que os usuários tiveram e chegam à conclusão de que o sistema operacional atual é muito complicado. Então, fazem melhorias no produto e permitem que os usuários experimentem gratuitamente por um ano.
- Uma empresa que fabrica artigos esportivos quer melhorar a sua linha de tênis. Os designers já sabem com que materiais serão fabricados, mas têm dúvidas sobre as cores que terão os produtos. Os membros do grupo de design thinking analisam quais cores são tendência, ou seja, as mais escolhidas pelos potenciais clientes. Com isso, elaboram possíveis modelos e fazem pesquisas para ver se os usuários gostam. Finalmente, eles decidem fabricar os desenhos mais escolhidos.
- Uma empresa de construção quer mudar a forma como os apartamentos são construídos. Os membros do grupo de design thinking analisam quais são as necessidades dos usuários em relação à habitação e descobrem que a falta de luz natural apresenta um problema. Por isso, decidiram que era necessário mudar a orientação dos edifícios e construir apartamentos com grandes janelas. A maioria dos potenciais compradores acreditam que com estes apartamentos será possível aproveitar melhor a luz do dia.
- Uma empresa, que é uma plataforma de streaming, está perdendo usuários. Para melhorar a situação, a equipe de design thinking analisa quais foram os filmes e séries mais vistos nessa e em outras plataformas. Finalmente, chega-se à conclusão de adquirir os direitos de conteúdos audiovisuais semelhantes aos mais escolhidos pelos consumidores.
- Uma empresa que se dedica à fabricação de eletrodomésticos quer melhorar alguns de seus produtos. Os membros da equipe de design thinking analisam quais foram os problemas mais recorrentes que tiveram os usuários e percebem que é bastante frequente que a maioria dos clientes não saiba usar corretamente o painel de funções. Por isso, projetam novos painéis, cujas opções são simplificadas.
- Uma empresa que se dedica à fabricação de celulares está perdendo vendas. A equipe de design thinking analisa quais foram as queixas dos usuários e descobre que a mais frequente é a curta duração da bateria. Então, são desenhados novos modelos de celulares, cuja bateria tem 36 horas de duração.
- Uma empresa desenvolveu um videogame que era muito popular há alguns anos, mas com o tempo cada vez menos pessoas o usam. A equipe de design thinking investiga quais podem ser as causas e descobre que as pessoas simplesmente se cansaram do jogo. Para resolver este problema, os membros da equipe propõem fazer uma nova versão em que se possa jogar com capacetes de realidade virtual, porque os jogos mais bem sucedidos do mercado têm esta opção. As modificações necessárias são realizadas ao produto e os usuários começam a aumentar consideravelmente.
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